sábado, 29 de outubro de 2011

Plástica para ex-obeso é apresentada na China.

+A +/- -A
Cirurgião Carlos Del Piño Roxo, do Hospital Federal do Andaraí mostra técnica que trata de pacientes que sofreram grandes perdas de peso

ENFERMAGEM PRESENTE O cirurgião plástico Carlos Del Piño Roxo participa, até amanhã (29), do Chinese-European Congresso of Plastic, na China. O médico fará conferências e demonstrações sobre uma técnica de cirurgia reparadora para pacientes que sofreram grandes perdas de peso, desenvolvida por ele e sua equipe em um hospital público do Rio de Janeiro, o Hospital Federal do Andaraí. Roxo participou também da XLI Reunião Anual de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, realizada há uma semana, na cidade do Porto, em Portugal.

A técnica da abdominoplastia multifuncional consiste numa intervenção cirúrgica chamada de ressecção sem deslocamento para tratar o excesso de pele da barriga (denominado avental) de pacientes ex-obesos. Ao mesmo tempo, promove a modelagem anterior e posterior do tronco, elevação do púbis e, em alguns casos, também da pele das coxas. O procedimento é destinado a pacientes que sofreram grandes perdas de peso, através de cirurgia bariátrica ou método clínico.

“Conseguimos transformar uma cirurgia que era longa, em torno de oito a dez horas, numa cirurgia previsível, sem necessidade de transfusão sanguínea e com baixa morbidade”, observa Roxo. “É importante não apenas por questões estéticas. Uma pessoa que tem um avental não só tem problemas para se vestir, mas tem problemas emocionais, de relacionamento íntimo e problemas de higiene, porque fica mau cheiro, mesmo que ela se banhe duas, três vezes ao dia.”

O tempo médio da cirurgia feita pelo método desenvolvido por Roxo é de quatro horas, podendo ser feita junto com outras cirurgias corretivas associadas. A recuperação do paciente ocorre entre dez a quinze dias. Pessoas submetidas às técnicas tradicionais podem demorar até meses para retornar às atividades. De acordo com o cirurgião, desde que passou a ser empregada no Andaraí, a mortalidade nesse tipo de intervenção caiu a zero. Outra vantagem apresentada pelo médico é a redução dos custos hospitalares, uma vez que o tempo de internação é menor.

Em 2004 foi publicado o primeiro estudo sobre abdominoplastia multifuncional, na Revista Brasileira de Cirurgia Plástica, seguido de outras publicações, o que fez do Hospital do Andaraí referência internacional nesse tipo de cirurgia. Uma versão mais recente da abdominoplastia multifuncional que a equipe vem empregando é o bodylifiting, com um deslocamento ainda menor e recuperação mais rápida.

Desde 2001, a equipe já realizou 325 cirurgias reparadoras em pacintes que pós-grandes perdas ponderais. Para ter acesso ao serviço é necessário um encaminhamento médico com indicação para a cirurgia. A primeira consulta no ambulatório para avaliação demora em média um mês e o tempo para realização da cirurgia, em torno de quatro a seis meses, período necessário para exames e preparação do paciente.

A cirurgia plástica no Andaraí

A equipe do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Federal do Andaraí possui hoje 14 cirurgiões, entre especialistas, mestres e doutores. Além da cirurgia pós-grandes perdas ponderais, realiza também micro-cirurgia, cirurgia reparadora de queimados e reparadora oncológica e cirurgia para correção de defeitos congênitos. Conforme Roxo, o serviço registra uma média de 1.300 cirurgias por ano. Atualmente, a residência em cirurgia plástica no HFA é procurada por estudantes do Brasil e também estrangeiros, que passam por processo seletivo para a admissão.

 

 

Naiara Cardoso,
da Agência Saúde - Ascom/Nerj

0 comentários:

 

Copyright © 2011-Todos os Direitos Reservados ♥ ENFERMAGEM PRESENTE ♥

  São José do Rio Preto-São Paulo-Brasil

ACESSEM O BLOGOBRIGADO PELA VISITA