sábado, 17 de março de 2012

Lancheira saudável melhora o rendimento escolar.

+A +/- -A

Você sabia que o alimento que seu filho carrega na lancheira pode influenciar no desempenho escolar? Por isso, preparar o lanche das crianças é algo que merece atenção. Além de uma alimentação adequada às suas necessidades, é a partir do que carregam na lancheira que as crianças criam hábitos saudáveis e os levam para a vida adulta. Excluir do lanche frituras e massas folhadas, que possuem sobrecarga de gordura trans, e reduzir o excesso de doces e açúcares estão entre as primeiras recomendações da nutricionista Fávia Pinto César, de Rio Preto, que também é coach de saúde e vitalidade.

“Um bolo recheado, por exemplo, com muito açúcar, dá uma energia imediata, mas depois irá gerar fadiga e sonolência, atrapalhando o aprendizado”, explica a especialista. Efeito parecido é o do refrigerante, que além da alta concentração de açúcar e sódio, contém gás e provoca distensão estomacal. “O resultado é diminuição do foco e distração da criança em sala de aula”, explica a nutricionista funcional Sandra Reis. Flávia observa que o importante é que o lanche seja rico em nutrientes, como vitaminas, minerais, fibras, carboidratos complexos, gorduras saudáveis e proteínas magras. Tudo isso para a formação e o desenvolvimento saudável da criança.

Na prática, um bolo recheado com cobertura deve ser substituído por um bolo simples e de preferência caseiro, como de fubá, laranja e cenoura. Os biscoitos recheados, pelos sem recheio, como os de maisena, água e sal, aveia, e cookies integrais. Já os refrigerantes, devem ser trocados por sucos, exceto pelos artificiais (em pó). Uma alternativa prática são os sucos de caixinha. Frutas vão no lugar de balas e outras guloseimas.

“Os pais devem entender que nessa fase se formam os hábitos alimentares, e o que aprenderem em termos de educação e comportamento alimentar, as crianças levarão para o resto de suas vidas. Então, não basta a escola ensinar, é preciso dar exemplo”, explica Flávia. A nutricionista Sandra Reis fala que, na lancheira, o ideal é sempre dar preferência ao suco natural, seguido da polpa congelada, e por último, o de caixinha. “Se a criança estuda de manhã, uma dica é colocar o suco no congelador na noite anterior. No dia seguinte, ele vai descongelar e manter a temperatura até a hora do recreio.”

Outros alimentos que ela aconselha banir do lanche é a gelatina, pelo excesso de corantes e salgadinhos tipo chips, pela quantidade de sódio. “Além disso, todos os alimentos com corante amarelo, o chamado amarelo crepúsculo, devem ficar de fora. Há estudos que relacionam a ingestão deles com a hiperatividade infantil.” Um exemplo nesse caso são os refrigerantes com sabor laranja.

Combinações

Na hora de preparar a lancheira, a recomendação é que os pais combinem iogurtes, queijos, leite (fontes de proteínas e cálcio), com bolos, biscoito, pães (carboidratos), e frutas em pedaços ou secas, e sucos (fontes de vitaminas e sais minerais). Se a criança levar algum alimento que necessita de refrigeração, a dica é colocar placas de gelo na lancheira.

Sandra alerta também que é preciso ter muito cuidado com os frios, como presunto e queijos. “Se for mandar à escola, deve ser o mais fresco possível, e atenção à data de validade.” O ideal, diz ela, é que as lancheiras sejam térmicas. Outra dica para os pais que costumam mandar salada de frutas, é acrescentar caldo de limão para evitar o escurecimento delas.

 Refrigerante? Salgadinho? Não, é claro

Depois de fazer redução de estômago e passar por reeducação alimentar, há dois anos, a auxiliar de escritório Michele Palomino Velho Sandanielo, 31, se dedica à alimentação da filha, Larissa, 6 anos, para que desde cedo ela tenha hábitos saudáveis. “Não quero que ela passe pelo que eu passei e procuro passar para ela uma coisa bem diferente da que eu vivi”, diz.

A lancheira da menina segue à risca o que é orientado pela escola. No lugar de refrigerante e salgadinhos, a mãe coloca itens como queijo branco, sucos, frutas, pães. “Procuro diversificar e também alternar para que ela não enjoe.” O mesmo faz a servidora pública municipal Daniela Gravalo, 34, mãe de Lucas, 7, e Lorena, 2. “É uma tarefa difícil. Meus filhos, por exemplo, não gostam de biscoito. Aí mando às vezes milho cozido, iogurtem cenoura, que eles gostam de comer com sal.”

As crianças estudam no colégio Cata-Vento, onde é feito um trabalho de educação alimentar. Lá é proibido levar na lancheira refrigerante, salgadinhos, balas e chicletes, chocolates e doces em geral. Adriana Costa Vitorasso, diretora, explica que uma engenheira de alimentos preparou uma sugestão de cardápio para cada dia da semana, que serve de orientação para os pais.

Christina Rudge Leite, 40, jornalista, procurou a ajuda de uma profissional para orientá-la com o lanche dos filhos, Catarina, 6, e Luiz Felipe, 4. “Busquei orientações sobre o que é melhor para a alimentação das crianças, e o que posso adaptar.” Ela conta que faz uma programação semanal para o lanche que eles levam à escola, variando sempre o cardápio. Na lancheira, a prioridade é por pães e biscoitos integrais, por exemplo.

Onde estudam, um dia da semana é livre para os alunos escolherem o lanche que quiserem na cantina, mas, mesmo assim, Christina fala que os orienta a evitar frituras e refrigerante. A nutricionista Flávia Pinto César aconselha os pais a estimularem os pequenos a participar da preparação do lanche e outras refeições, além de irem junto ao supermercado. O objetivo é que aprendam desde cedo a conhecer os alimentos e saibam fazer escolhas saudáveis.


Sugestões para o lanche


:: Um alimento fonte de proteínas e cálcio, como leite, iogurtes e queijos

:: Um alimento fonte de carboidratos, como pães, biscoitos, torradas (os três, de preferência integrais), bolos simples, granola, mel, geleia de frutas, achocolatados

:: Um alimento fonte de vitaminas e sais minerais, como frutas em pedaços, secas ou em forma de sucos, legumes (ralados ou fatiados e adicionados ao sanduíche, por exemplo)

0 comentários:

 

Copyright © 2011-Todos os Direitos Reservados ♥ ENFERMAGEM PRESENTE ♥

  São José do Rio Preto-São Paulo-Brasil

ACESSEM O BLOGOBRIGADO PELA VISITA