sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Doce e massa podem representar risco para as mães.

+A +/- -A

LOC/REPÓRTER: Durante a gestação, são comuns os populares desejos alimentares. Entre os produtos  mais pedidos pelas futuras mamães, estão os doces e as massas. No entanto, todo esse apetite pode provocar um problema muito sério e pouco conhecido por grande parte das gestantes: o aumento do líquido amniótico, responsável por envolver o bebê na barriga da mãe para que ele possa desenvolver até a data do nascimento. Segundo o ginecologista do Hospital Federal do Andaraí, no Rio de Janeiro, Augusto Santana, o excesso de líquido amniótico pode provocar uma série de problemas, entre eles o nascimento prematuro do bebê:

TEC/SONORA: ginecologista do Hospital Federal do Andaraí (RJ) - Augusto Santana:


"Esse útero muito distendido acaba contraindo mais cedo do que o normal, porque aquelas fibras musculares do útero não aguentam uma sobredistensão muito acentuada. E aí aqueles nenéns não maduros ainda acabam entrando em trabalho de parto evoluindo de forma mais precoce, prematura, por cauda da sobredistensão uterina. E a incidência de hemorragia pos parto é maior nesses casos." 

LOC/REPÓRTER: Além de aumentar a quantidade de líquido amniótico, o ginecologista Augusto Santana explicou também que o excesso de carboidratos e doces pode provocar o diabetes gestacional:

TEC/SONORA: ginecologista do Hospital Federal do Andaraí (RJ) - Augusto Santana:

"Tem que ter uma vigilância constante porque o diabetes gestacional é um risco alto não só para a mãe como também para o neném, inclusive de morte intrautero, então a gravidez tem que ser melhor vigiada."

LOC/REPÓRTER: Para evitar o aumento de líquido amniótico durante a gestação, o ideal é seguir uma alimentação saudável restrita de sal, carboidratos e doces,  e manter em dia as consultas com o obstetra durante o pré-natal.

Fonte: Ministério da Saúde

0 comentários:

 

Copyright © 2011-Todos os Direitos Reservados ♥ ENFERMAGEM PRESENTE ♥

  São José do Rio Preto-São Paulo-Brasil

ACESSEM O BLOGOBRIGADO PELA VISITA